Análise da atividade empreendedora dos países Ibero Latinoamericanos de acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM)

Vitor Koki da Costa Nogami, Hilka Vier Machado

Resumo


O objetivo do artigo é analisar as características da atividade empreendedora nos países da ALTEC (Associação Latino Ibero-americana de Gestão Tecnológica) que participaram da pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) nos anos de 2000 a 2009. Os dados utilizados na pesquisa se caracterizam como secundários, baseados nos relatórios executivos do GEM. Os resultados da pesquisa apontam que é possível encontrar, dentro da ALTEC, os países mais empreendedores do mundo, como também os menos empreendedores. Concluiu-se que o crescimento econômico influencia a atividade empreendedora, aumentando o poder de compra das pessoas, facilitando o acesso à financiamentos e gerando novas empresas. Também se pode concluir que um fraco desenvolvimento local e a desaceleração e fragilidade da economia, resultam em altas taxas de desemprego, fazendo com que as pessoas busquem alternativas de renda, como abrir o próprio negócio. Assim, tanto uma economia regional forte, como uma economia regional fraca, influenciam a atividade empreendedora.

Palavras-chave


Empreendedorismo Regional, Desenvolvimento Local, ALTEC (Associação Latino Ibero-americana de Gestão Tecnológica), GEM (Global Entrepreneurship Monitor)

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


LAJBM está indexada em:

   

 

ISSN: 2178-4833