Discussão entre a visão baseada na indústria e a visão baseada em recursos na indústria de rochas ornamentais do Espírito Santo

Maria Laura Ferranty Mac Lennan, Ilan Avrichir

Resumo


O artigo promove uma conversação entre a visão baseada na indústria e a visão baseada em recursos, ao tomar como objeto de estudo duas médias empresas participantes do cluster de rochas ornamentais do Espírito Santo, Brasil. A pesquisa descreve o modo como duas mineradoras exportadoras aumentaram sua competitividade através de diferentes estratégias. A metodologia qualitativa foi utilizada na pesquisa, pois se efetuou estudo de caso múltiplo. Observou-se que ambas as empresas escolheram o caminho da inovação na aquisição de vantagens competitivas, mas as direções escolhidas foram muito diferentes. A contribuição teórico-empírica do artigo se dá no desenvolvimento de proposta de framework integrado da visão baseada na indústria e visão baseada em recursos. Este aponta ainda algumas oportunidades de investigação em pesquisas futuras.

Palavras-chave


Indústria de rochas ornamentais. Cluster. Visão baseada na indústria. Visão baseada em recursos. Pequenas e médias empresas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


LAJBM está indexada em:

   

 

ISSN: 2178-4833